top of page

Diferença entre cursos de matemática

  • Foto do escritor: lmbelo94
    lmbelo94
  • 25 de out. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 30 de out. de 2024

Chegando ao final do ensino médio pode surgir aquela dúvida cruel: O que farei depois? Ou até você deseja mudar de área, mas não sabe bem qual o próximo curso ideal para você.


De fato é um assunto que permeia a família e há uma necessidade de escolher os próximos passos. Dado o interesse na área de exatas venho trazer as diferenças de abordagem em cada área da matemática nos cursos de graduação. Mas, dentro da matemática, qual curso seguir? Existem diferentes abordagens na graduação, cada uma com seu próprio foco e propósito.


Neste artigo, vou explicar as diferenças entre as principais opções de cursos de matemática, ajudando você a entender melhor o que cada uma oferece. E, quem sabe, até ajudar a desmistificar a ideia de que matemática é "só para dar aula". Hoje temos, principalmente, os seguintes cursos: Matemática pura bacharelado, Matemática pura Licenciatura, Matemática aplicada e Engenharia matemática. Aposto que esse último talvez você não conhecesse.



Cursos


1 - Matemática pura Bacharelado

Matemática pura é a matemática pela matemática (arte pela arte). Ela é voltada, principalmente, para aqueles que amam a parte teórica da matemática e têm interesse em pesquisa ou carreiras acadêmicas. Nela será estudado a fundo fundamentos para que você possa avançar bem na área teórica. Apesar de matérias com práticas, em essência, é um curso muito voltado à abstração, ideal para quem deseja seguir uma carreira em pesquisa, seja no meio acadêmico ou em centros de pesquisa científica.


Contudo, vale a pena ressaltar que a formação não restringirá o estudante a atuar em área acadêmica. É comum empresas buscarem profissionais na área da matemática, em geral, devido ao pensamento analítico e a habilidade de resolver problemas.


2 - Matemática pura Licenciatura

Sem dúvidas serão formados profissionais com um peso grande de nutrir as próximas mentes e garantir uma abordagem do conteúdo atrativa. O principal objetivo do curso é formar um profissional para lecionar matemática no ensino básico ou médio. Além das disciplinas teóricas, como no bacharelado, você também estuda pedagogia e didática. Dessa forma, você será capaz de transmitir o conhecimento matemático de forma acessível e eficiente para estudantes. O curso combina o rigor da matemática com habilidades práticas de ensino.


3 - Matemática aplicada

Enquanto a matemática pura preparou as ferramentas, o matemático aplicado procura entendê-las e verificar qual delas faz sentido para a resolução de um problema. As áreas de aplicação são muito diversificadas, por exemplo, finanças, economia, biologia e computação científica. Neste curso, você aprende a modelar e simular situações práticas, utilizando ferramentas como a estatística, a análise numérica e a otimização. Se você gosta da ideia de aplicar conceitos matemáticos em situações práticas e de impacto direto, esse é o curso ideal.


Deixarei abaixo um vídeo que ilustra bem sobre o que é fazer matemática aplicada e o que o mercado necessita.


Vídeo: Matemática aplicada FGV




4 - Engenharia matemática

A Engenharia Matemática combina matemática com engenharia, preparando o estudante para resolver problemas complexos em áreas tecnológicas. Você estudará tanto a matemática avançada quanto disciplinas de engenharia, como física e mecânica. A ideia é formar profissionais capazes de atuar em indústrias de alta tecnologia, utilizando a matemática como uma ferramenta de inovação.


Deixarei abaixo três vídeos sobre engenharia matemática na UFRJ que inclui explicações sobre a diferença entre matemática aplicada, engenharia tradicional e engenharia matemática. Dois dos vídeos são feitos pelo professor da UFRJ Felipe Acker, o qual é um dos idealizadores tanto do curso de matemática aplicada quanto de engenharia matemática da UFRJ.


Vídeo 1: Perguntas sobre o curso engenharia matemática



Vídeo 2: Explicação do curso de engenharia matemática na UFRJ



Vídeo 3: Depoimentos de ex-alunos da UFRJ que experimentaram engenharia matemática na França






Faculdades no Brasil


A seguir será mostrado o top 5 de melhores faculdades de matemática no Brasil com seus respectivos sites para que você possa consultar e explorar.

Segundo o Ranking Universitário Folha de 2023 (RUF 2023), as melhores faculdades na área de matemática são:


1º USP (Universidade de São Paulo) - Site do IME (Instituto de Matemática e Estatística) da USP, onde você pode consultar mais informações sobres os cursos de Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada e Licenciatura em Matemática.


2º Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) - Site do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) da Unicamp, onde você pode consultar mais informações sobres os cursos de Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada e Licenciatura em Matemática.


3º UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Site do IM (Instituto de Matemática) da UFRJ, onde você pode consultar mais informações sobres os cursos de Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada, Licenciatura em Matemática e Engenharia Matemática.


4º UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Site do Departamento de Matemática da UFMG, onde você pode consultar mais informações sobres os cursos de Bacharelado em Matemática e Licenciatura em Matemática.


Caso deseja saber mais informações de faculdades da sua região, sugiro entrar no site RUF 2023 e procurar no ranking a faculdade do seu Estado.





 
 
 

Comentários


bottom of page